Não há indústria que dispense métodos de aferição para se certificar de que suas atividades estão seguindo os padrões normais de operação.
Evidentemente, uma fábrica de alimentos conta com instrumentos diferentes dos que são usados na construção civil, por exemplo e da mesma forma outras empresas distintas, como apresentamos a seguir:
A indústria aeronáutica tem uma forte ligação com a tecnologia, com ênfase nas tecnologias que são desenvolvidas pelas engenharias aeroespacial, eletrônica e mecatrônica.
Assim, é preciso contar com instrumentos capazes de calibrar os diversos equipamentos e módulos de uma aeronave, para que ela venha a apresentar a performance desejada.
Já no segmento alimentício a instrumentação é fundamental para viabilizar a produção dentro dos padrões de qualidade, conforme as exigências sanitárias previstas em lei.
Na produção em série, ela é indispensável para viabilizar o embalo de produtos nas quantidades certas.
Assim, a empresa assegura o retorno sobre suas atividades, enquanto eleva sua credibilidade perante o consumidor final.
Processos de usinagem, solda, montagem e de controle de emissão de ruídos e de gases fazem parte dos processos da indústria automobilística.
Para dar conta de todos eles, é preciso que as plantas sejam equipadas com instrumentos capazes de medir com exatidão milimétrica cada insumo e verificar se os automóveis atendem às exigências dos órgãos ambientais.
Isso implica lidar com diferentes tamanhos, volumes, pesos e unidades de medida em cada uma das muitas etapas que levam à fabricação de um veículo.
O envase de bebidas é uma das etapas críticas para a indústria desse segmento.
Assim como no ramo alimentício, o mais importante é garantir que cada produto saia da fábrica contendo o volume exato informado nas embalagens.
Dessa maneira, é também garantido o atendimento às exigências dos órgãos de controle sanitários, assim como os padrões de qualidade.
Além disso, a instrumentação industrial é também responsável por aferir a precisão dos próprios equipamentos utilizados nessa indústria.
O segmento de construção civil não se resume às obras conduzidas pelas empreiteiras.
Ela começa na extração dos insumos, que por sua vez, dão origem aos produtos utilizados pelas construtoras, assim como as máquinas e equipamentos necessários para as construções.
O cimento, por exemplo, leva em sua composição uma mistura de materiais como calcário, argila, sílica e alumina, entre outros.
Portanto, é fundamental garantir, por instrumentos de medição, as proporções exatas de cada um desses compostos para a fabricação de um produto de qualidade.
Poucos segmentos trabalham em escalas de medida tão pequenas quanto a indústria farmacêutica.
Neste nicho, a instrumentação é literalmente uma questão de vida ou morte, já que a produção de medicamentos depende dela para prover remédios eficazes e seguros.
Imagine, por exemplo, um fármaco contra o câncer produzido fora de suas especificações.
Resumindo, essa é uma área em que o controle de qualidade precisa ser ainda mais rigoroso.
O setor de mineração também depende de instrumentos que permitam medir o quanto está sendo produzido em uma determinada atividade extrativista.
Com o apoio de geólogos, são feitas estimativas de produção para uma jazida de um mineral ou metal e, com base nisso, é estipulada uma quantidade diária a ser extraída.
O mesmo princípio da indústria mineradora se aplica ao da petroquímica na ponta inicial do processo de extração do petróleo.
Na sequência, entram outros instrumentos e métodos mais refinados, de forma a assegurar o controle nos processos de transformação do óleo bruto em outros produtos.
Aqui, a petroquímica se assemelha mais à indústria farmacêutica, com seus processos de medição em escalas milimétricas e até nanométricas.
Por sua vez, na indústria têxtil, a instrumentação industrial ajuda a definir rotinas de produção em série para dar origem a peças de vestuário e tecidos diversos.
Assim como outras indústrias, ela também depende da atividade extrativista e do agronegócio, de onde vêm os insumos e matérias primas usadas na fabricação de seus produtos.
Viu só como a Instrumentação Industrial é essencial para os múltiplos processos da industrial em geral?
Ligue agora 11 4092-4279 Unidade – SP
Ligue agora 81 98656-4323 Unidade – PE