Estes dois termos geralmente causam certa confusão e apesar de estarem diretamente ligados, possuem definições e funções bem ambivalentes.
Ambas são áreas distintas e com objetivos diferentes, porém também são áreas próximas e que em determinados momentos se complementam, pois, ambas possuem pontos de intercessão devido à automação também depender dos instrumentos de medição, monitoramento e controle que são dominados pelo mundo da instrumentação.
A instrumentação está diretamente ligada aos processos industriais e seus sistemas de automação, onde o técnico desenvolve e aplica instrumentos para medir, transmitir, indicar, registrar e controlar variáveis de processos industriais, aumentando a segurança das máquinas e dos indivíduos.
É fato que, quem estuda automação industrial, esbarrará em muitas matérias de instrumentação industrial e vice-versa, mas isso só acontece porque uma área de atuação complementa a outra.
A automação envolve o desenvolvimento de sistemas com o intuito de tornar automático, sem intervenção humana determinados processos industriais e isso requer muito estudo, concentração e capacidade de resolver problemas.
O termo automação vem do latim “Automatus”, que significa “mover-se por si só”, logo, o objetivo principal da automação industrial é fazer com que os mecanismos de uma máquina cuidem do seu próprio funcionamento evitando o máximo de intervenção do ser humano.
Já a instrumentação industrial é indispensável para a aferição dos resultados obtidos através dos processos conduzidos pelas máquinas, como o aumento da produção e do rendimento, e a coleta de dados sobre a matéria prima utilizada em determinados processos de produção.
Sendo assim, podemos concluir que área da automação estuda dispositivos e técnicas que possuem o intuito de diminuir ou otimizar o uso da mão de obra em qualquer processo dentro da indústria, além de deixar os processos os mais automáticos possíveis, aumentando a segurança e reduzindo os custos e as possibilidades de erros durante os diversos processos de produção.
Enquanto a instrumentação industrial é responsável por aperfeiçoar o controle e o desempenho dos processos, aumentando a segurança de máquinas e trabalhadores, garantindo sua manutenção preventiva e acompanhando todo o processo de calibração dos níveis de aferição que cada equipamento oferece.
De forma bem resumida, podemos concluir que a automação industrial fornece técnicas e formas de diminuir a mão-de-obra em um processo, substituindo por robótica um processo manual.
Enquanto a instrumentação industrial é a responsável pelo estudo, desenvolvimento e aplicação de instrumentos industriais de medição, controle, transmissão e ajuste de processos em diversas industrias e segmentos de produção.
Ligue agora 11 4092-4279 Unidade – SP
Ligue agora 81 98656-4323 Unidade – PE