Instrumentação industrial é a área de estudo, desenvolvimento e aplicação de instrumentos industriais de medição, controle, transmissão e ajuste de processos. É utilizada em procedimentos simples e críticos, melhorando o desempenho das operações.
Trata-se de uma ciência que aplica e desenvolve técnicas para adequação de instrumentos de medição, transmissão, indicação, registro e controle de variáveis físicas em equipamentos nos processos industriais.
Nas indústrias caracterizadas como “indústrias de processos”, a instrumentação de campo faz parte do sistema de controle e de automação. As principais grandezas físicas encontradas e medidas em tais processos industriais são pressão, nível, vazão, temperatura, massa, densidade, pH, deslocamento, velocidade angular entre outras.
Um dos principais objetivos da Instrumentação Industrial é manter o controle do processo produtivo seja em volume, peso, densidade, vazão etc. Se a sua medição é eficiente, você terá como resultado um maior rendimento da produção, pois os processos serão feitos sem interrupções.
O técnico de Instrumentação Industrial é quem instala, calibra, comissiona e realiza a manutenção dos instrumentos e equipamentos utilizados para controle de processos industriais.
O papel da instrumentação é transformar variáveis em informações que possam ser utilizadas no controle do processo. Um exemplo prático é: uma fonte de calor com sua temperatura sendo captada por um instrumento, essa temperatura (a variável do processo) é transformada em grandeza física, nesse caso, isso acontece porque o instrumento gera uma tensão elétrica e nesse sistema, o instrumento é o intermediador entre a temperatura e a transformação.
Sendo assim, o instrumento gerou uma informação que pode ser usada no controle do processo ou simplesmente para relatar alguma alteração ou deformação no processo estudado.
Como resultado de uma medição eficiente, a instrumentação melhora o rendimento da produção, as atividades industriais se mantêm sob controle, evitando assim, paradas desnecessárias nas operações, prevalecendo um fluxo contínuo de fabricação.
Além disso, as medições e o controle da instrumentação são importantes também na área da segurança, prevenindo vazamentos, incêndios, transbordamentos, entre outros incidentes.
O profissional responsável por desenvolver os projetos e especificações desta área é o técnico de automação e instrumentação industrial ou o engenheiro de instrumentação.
Ligue agora 11 4092-4279 Unidade – SP
Ligue agora 81 98656-4323 Unidade – PE